quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Manifesto Comunista de Marx e Engels




Karl Marx e Friedrich Engels tinham, respectivamente, 30 e 28 anos quando o Manifesto do Partido Comunista foi publicado em 1848. Este texto transformou o mundo e suas relações. A luta de classes foi declarada o motor da história e do progresso da humanidade. O Manifesto pregava a destruição da ordem burguesa e todo o poder aos excluídos.

Introdução - Um espectro ronda a Europa, o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa unem-se numa Santa Aliança para conjurá-lo: o papa e o czar, Metternich e Guizot, os radicais da França e os policiais da Alemanha.
Que partido de oposição não foi acusado de comunista por seus adversários no poder? Que partido de oposição, por sua vez, não lançou a seus adversários de direita ou de esquerda a pecha infamante de comunista?
Duas conclusões decorrem desses fatos:
1ª — O comunismo já é reconhecido como força por todas as potências da Europa;
2ª — É tempo de os comunistas exporem, à face do mundo inteiro, seu modo de ver, seus fins e suas tendências, opondo um manifesto do próprio partido à lenda do espectro do comunismo.
Com este fim, reuniram-se, em Londres, comunistas de várias na­cio­na­li­da­des e redigiram o manifesto seguinte, que será publicado em inglês, francês, alemão, italiano, flamengo e dinamarquês.
“Proletários de todos os países, uni-vos!”

O Manifesto Comunista foi um marco da literatura política socialista onde Karl Marx, juntamente com Friedrich Engels fala aos proletariados sua importância e seu papel político. Publicado em 1848, ainda hoje influência partidos políticos e grupos sociais. O livro, relativamente curto e de leitura simples, é dividido em quatro partes: Burgueses e Proletários, onde é delineado o papel do burguês e como este chegou ao poder, desde o feudalismo e como surgiu o proletariado, obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver. Proletários e Comunistas, relativo ao surgimento do comunismo e como ele pode apoiar o proletário em sua luta por melhores condições frente aos burgueses. Literatura Socialista e Comunista, que lista e comenta vários seguimentos de socialismo e qual a sua influência e importância na política Européia. Trata-se de uma crítica ferrenha aos que, até o momento, diziam "proteger o trabalhador". São expostos seus interesses e suas falhas e mostram porque não funcionam. Há uma considerável parcialidade e forte desdém neste capítulo. Posição dos Comunistas Frente aos Diferentes Partidos de Oposição, em que os autores mostram como devem os comunistas se portar diante dos opositores políticos e quais são suas razões e o que defendem. O livro termina com a célebre frase: "Proletariado de todo o mundo, uni-vos" tão citada e parodiada até hoje. É síntese de tudo em que Marx acreditava: o desejo do fim do poder dos estados e a união dos trabalhadores sob uma mesma bandeira. Em suma, Manifesto Comunista é um livro imprescindível para quem quer entender como revolucionários pensam e suas motivações para a luta. Para historiadores e pessoas politizadas, uma leitura obrigatória.

Nenhum comentário: