terça-feira, 11 de agosto de 2009

Arte Aborígene Australiana - Johnny Tjupurrula




JOHNNY TJUPURRULA - Punglu man dreaming - 175 x 65 cm acrylique sur toile 1998
A arte aborígene australiana é uma das últimas geniais tradições de arte para serem apreciadas. O uso efêmero de materiais torna difícil determinar hoje em dia a idade da maioria das formas praticadas nessa arte. As formas mais duráveis são as múltiplas gravuras e pinturas em rochas encontradas no continente. Em Arnhem Land, evidências sugestionam que as pinturas foram feitas quinze mil anos atrás - anteriormente a pinturas rupestres paleolíticas de Altamira e Lascaux na Europa. Desenhos de gravuras foram encontradas no sul da Australia e datadas há treze mil anos atrás. Recentes estudos indicam que gravuras e pinturas desse e outros tipos de arte aborígene, mantiveram contínua atividade artística ao longo do milênio.
Sonho Aborígene (The Dreamtime) - Para os aborígenes arte é significado do presente conectado ao passado e a seres humanos com o mundo sobrenatural - aos poderes ancestrais. Ela é puramente espiritualista e envolvida em tudo que é natural no universo. A vida espiritual aborígene centra-se no sonho. Termo usado para descrever a ordem espiritual, natural e moral do cosmos. Isso relata o período da gênesis do universo para o tempo além da viva memória. E essa é a real crença deles. O termo sonho não é sinônimo de um estado de sono ou irreal, mas sim um meio para o estado da realidade acima do mundano. O sonho foca atividades e escrituras épicas dos seres sobrenaturais e ancestrais sendo: o arco-íris serpente, o homem iluminado, as irmãs Wagilag, Tingari e Wandjina - ambos tem formas humanas e não humanas - viajando através do mundo e criando tudo nele. Provendo as leis sociais e de comportamento religioso. O sonho define não somente o passado, mas dá também a moldura ideológica pra cada sociedade humana retendo o equilíbrio harmônico com o universo. Fotos abaixo mostram o didgeridoo - instrumento musical aborígene usado como uma flauta que imita os sons da natureza. Talvez seja o instrumento musical mais antigo do planeta.

Johnny Tjupurrula - Revelou-se entre os artistas aborígenes devido a sua abordagem inovadora e de sua técnica delicada. Sua pintura também para o desenvolvimento de estradas. pistas e assentamentos. Em troca seu trabalho foi remunerado na forma de bens consumíveis, comida, farinha, chá, açúcar, tabaco e produtos horticolas frescos. Johnny sempre aceitou a ideia de que suas pinturas são histórias aborígenes. Ele nunca permitiu qualquer infiltração de influências européias e raramente utiliza representações literais de objetos. A pintura aborígene australiana usa sinais e símbolos, utilizando tintas no corpo. Devido essa "pureza" suas obras mantêm uma integridade que os coloca entre as mais significativas produção de arte seminal.

A arte visual aborígene tem diversas formas, desde a gravura em pedra até a simples arte de decorar o corpo, pinturas no solo e esculturas cerimoniais em madeira. A colocação de novas técnicas e materiais como a tela e a tinta acrílica facilitou novas criações e formas artísticas. Uma das técnicas observadas na Australia é o uso da lona no chão como suporte sem moldura. Aparentemente abstrata, a arte aborígene carrega diversos significados relacionados com sua tradição. A figura de animais, bumeranges, cangurus no momento de caça e temas relacionados a vida no deserto são apenas alguns exemplos da figuração artística desse povo.

Nenhum comentário: